Ten Cel PM Castilho (1º BEIC)
Na última quarta-feira (21), foi lançada a revista do 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (1º BEIC), que se traduz em idealização visionária do Comandante da Unidade, Ten Cel PM Castilho, e do subcomandante, Maj PM Francisco José. O projeto, que busca resgatar valores institucionais e preservar as memórias construídas ao longo dos 40 anos de existência do Batalhão, celebra 25 anos como Unidade Operacional e 15 anos como Batalhão Escola.
Sob a coordenação do Maj PM Francisco José, a revista surge como uma resposta à necessidade de registrar as ações e resgatar uma tradição histórica do 1º Batalhão, através da publicação de periódicos sobre a Unidade. “A ideia nasceu de uma conversa entre mim e o Comandante, em que sentimos a necessidade de demonstrar as ações que estávamos implementando e resgatar a tradição dos periódicos. Decidimos então materializar essa vontade na nossa primeira revista fazendo uma retrospectiva de 1 ano e 2 meses de Comando, além de contar a história do nosso Batalhão e de nosso patrono”, explicou o Maj PM Francisco José.
A revista também tem como objetivo resgatar valores, segundo o Subcomandante. “Descobrimos um material histórico muito rico em nossa Unidade, como almanaques de Oficiais, fotografias da década de 1970 e álbuns ainda mais antigos das décadas de 50 e 60. Encontramos até um álbum da década de 30, que foi encaminhado ao Centro de Memórias da Polícia Militar do Estado da Bahia, nosso museu histórico, para integrar as comemorações dos 200 anos da corporação”, afirmou.
O Maj PM Francisco José destaca que as publicações deixarão um legado significativo no marco histórico da Unidade. “Esse material será direcionado para o memorial permanente do 1º BEIC, onde nossas memórias serão registradas e relembradas. A revista se torna um instrumento para resgatar essa história, produzir novos conhecimentos e transmitir esses valores às novas gerações e aos policiais que aqui chegam para se capacitarem”, concluiu.
Por Folha do Estado