CBF usa tragédia do Rio Grande do Sul para responder reclamação do Bahia

Após o Bahia emitir uma nota de protesto contra a antecipação do jogo contra o Internacional na tarde da terça-feira, (23), a CBF respondeu publicamente criticando a posição do clube tricolor sobre o assunto.

Em comunicado, a CBF destacou que o Bahia havia assinado um documento em maio concordando com a suspensão de duas rodadas do Brasileirão, em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e em apoio às medidas para mitigar os prejuízos dos clubes gaúchos.

A nota da CBF mencionou: “É importante lembrar que o Bahia e o Vitória enviaram conjuntamente um ofício em 14 de maio expressando solidariedade às vítimas do evento catastrófico, e apoiando a sugestão de suspender as próximas duas rodadas do campeonato para todas as equipes participantes, como forma de minimizar os impactos dessa tragédia nos times gaúchos de futebol”.

Além disso, a entidade ressaltou que no mesmo documento os dirigentes dos dois clubes reconheceram os desafios do calendário e valorizaram os esforços da CBF para resolver as dificuldades de remarcação dos jogos.

Quanto à mudança na data do jogo entre Bahia e Internacional, inicialmente marcado para segunda-feira, 29 de julho, a alteração foi confirmada após a divulgação da tabela das oitavas de final da Copa do Brasil, onde o Botafogo enfrentará o Bahia na terça-feira, 30. Assim, o confronto entre Bahia e Internacional foi antecipado e será realizado neste sábado, às 20h.

Veja nota na íntegra

A CBF discorda da nota oficial emitida pelo Bahia, que se diz insatisfeito com a antecipação do jogo contra o Internacional pelo Campeonato Brasileiro, marcado para o dia 27, e o intervalo das partidas subsequentes.

Vale lembrar que o Bahia e o Vitória, seu co-irmão, enviaram, de forma conjunta, ofício à CBF no dia 14 de maio manifestando “expressamente solidariedade com cada vítima desse evento catastrófico”, bem como aderindo “à sugestão apresentada pelos clubes, já noticiada publicamente, no sentido de suspender a realização das 02 (duas) próximas rodadas do Campeonato para todas as equipes disputantes do certame, como forma de diminuir o impacto dessa tragédia para as equipes de futebol do Estado do Rio Grande do Sul”

No documento assinado pelos dirigentes dos dois clubes, o BAHIA e o VITÓRIA “compreendem os desafios do calendário e reconhecem todos os esforços empreendidos pela CBF para solucionar as dificuldades para realocação de partidas.

Outro ponto que vale ressaltar é que o Bahia concordou inteiramente com as decisões do Conselho Técnico Extraordinário da CBF, realizado no dia 27 de maio, que conseguiu consensuar decisões que envolveram a retomada do campeonato. O Bahia foi representado por Vitor Ferraz, diretor de Operações e Relações Institucionais do clube, que teve voz ativa em todas as reuniões para a paralisação e retomada da competição.

A CBF informa também que as mudanças realizadas na tabela levam também em consideração os direitos dos detentores de transmissão da competição, o intervalo mínimo entre as partidas, além de limitações de Segurança Pública impostas para a marcação do jogo subsequente (Botafogo x Bahia, dia 30, pela Copa do Brasil) e limitações impostas pelo calendário da Conmebol.

Por Informe Baiano