Capitão Carleson ao lado de seu pai, Carlos Alberto, e de seu filho
No dia de hoje, a Polícia Militar da Bahia e todos que têm a honra de compartilhar momentos com o Capitão Carleson Oliveira Nascimento celebram a vida de um verdadeiro guerreiro. Nascido em 16 de março de 1986, na cidade de Feira de Santana, Carleson construiu uma trajetória marcada pela dedicação, disciplina e espírito de liderança, consolidando-se como uma referência dentro da Corporação.
Hoje o expediente está “fora de situação”!
É dia de celebrar a vida de um insigne estrategista militar, projetado para comandar os mais nobres guerreiros no campo de batalha. Nascido em 16 de março de 1986, na Princesa do Sertão, Carleson Oliveira Nascimento personifica o operador completo e versátil, capaz de manter o controle emocional nas missões mais desafiadoras e inspirar seus pares com seu profissionalismo inquestionável.
Quando petiz, assim como tantos outros meninos de Feira de Santana, Carleson nutria o sonho de se tornar jogador de futebol. Volante moderno e habilidoso, empilhou troféus nos torneios de várzea da região, sendo apontado como o futuro camisa 5 da seleção brasileira. Mas o destino, em sua sabedoria, havia preparado um chamado ainda maior para ele: servir e proteger a sociedade baiana. Assim, em 18 de janeiro de 2010, cravou-se a profecia. Carleson incorporou às fileiras da briosa Corporação e adentrou o solo sagrado da Casa do Saber, tornando-se Aluno à Oficial da PMBA.
Durante sua jornada na APM, Carleson integrou-se à neófita Turma Tigre e logo se destacou por sua proatividade, disciplina apurada e espírito de liderança. Ternamente conhecido como “Rubas”, foi peça-chave na vitoriosa equipe de futebol da Academia, colecionando diversos títulos e consolidando-se como um dos grandes nomes do esporte na instituição. Discente aplicado, sempre se sobressaia nas atividades e instruções operacionais, não restando dúvidas quanto ao seu futuro promissor na Corporação.
Em 2012, ao ser declarado Aspirante, Carleson escolheu servir na 50ª CIPM/Sete de Abril, onde forjou sua experiência no combate diário, apreciando o sabor da testilha e consolidando-se como um combatente implacável. Já como Tenente, decidiu desafiar seus limites ao encarar o custoso Curso de Operações de Choque, tornando-se um audaz Choqueano. Em seguida, transferido para o impávido BPChq, desenvolveu novas habilidades e se especializou em Operações com Cães, tornando-se referência nesse segmento.
Sempre buscando novos desafios, o 1º Ten PM Carleson decidiu testar sua capacidade ao mergulhar no IV CPATAMO, conquistando com louvor o título de “Grifo 91” da PMBA. Oficial altamente especializado e de notável competência, Carleson seguiu sua jornada de excelência ao ingressar na conspícua Rondas Especiais, assumindo com destreza a Seção de Suporte Operacional da CIPT-Central. Abençoado com o dom da oratória e com uma vasta expertise em cursos operacionais, destacou-se como um exímio instrutor, disseminando conhecimento e formando novos guerreiros no âmbito institucional. Por fim, mais experiente, o Cap PM Carleson ajudou a fundar e forjar o poderoso Batalhão de PATAMO, onde continua prestando relevantes serviços no Ninho dos Grifos.
No teatro da vida, formado como professor de Ed. Física, Carleson costuma ministrar aula de maneira intensa, exigindo o máximo de seus alunos. Como bom boleiro, ainda encontra tempo para jogar sua pelada, resenhar com os amigos e saborear aquela velha gelada nos momentos de lazer. Mas, em sua mais nova missão, ele assumiu um papel que transcende qualquer curso ou batalhão: o de pai. Recém-chegado ao universo da paternidade, Carleson passa horas se derretendo pelas gracinhas de seu pequeno Carlos Eduardo, o verdadeiro troféu de sua vida.
Desejamos que nosso grande amigo Carleson continue sendo esse profissional extremamente competente, resenheiro, humilde, paciente, e sempre disposto a safar as panes dos camaradas. Que o Senhor dos Exércitos te permita gozar a vida em abundância, e que te conceba um oceano de prosperidade e uma tempestade de glórias. Um efusivo abraço.
Capitão Carleson, com seu filho, na Fonte Nova, comemorando o triunfo do Bahia
Feliz aniversário!