Pais de Alunos de Serra Preta Protestam Contra a Falta de Professores em Escola Municipal da Lagoa da Caiçara

Foto: Ilustrativa

A comunidade escolar da Escola Municipal Grupo Escolar Cipriano Soares de Lima, da Lagoa da Caiçara, em Serra Preta, Bahia, enfrenta sérios desafios desde o início do ano letivo de 2025. A principal queixa dos pais e responsáveis, como relatado ao Portal dos Municípios, é a ausência de professores, especialmente de Língua Portuguesa, o que tem levado os alunos a retornarem para casa sem aulas.

Uma mãe de alunos, que preferiu não se identificar, expressou sua indignação com a situação: “Não pode ficar nessa situação. O ano passado, o professor faltava com frequência, e agora a diretora está assumindo o papel dos professores para tapar buraco. Isso não tem lógica”, desabafou.

A dificuldade educacional ocorre apesar das promessas do prefeito reeleito, Frankilin Leite, que, durante a campanha de 2024, se comprometeu a realizar investimentos significativos no setor da Educação. No entanto, até o momento, a realidade nas salas de aula contradiz essas promessas.

O secretário de Educação, Gercivaldo de Jesus Bispo, tem anunciado eventos e ações para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município, que, em 2023, foi de apenas 3,5, considerado abaixo da média nacional. No entanto, a falta de professores compromete diretamente a qualidade do ensino e coloca em risco a meta de elevar o IDEB.

Pais e responsáveis cobram uma solução imediata para o problema, ressaltando a necessidade da contratação de professores qualificados para garantir o aprendizado das crianças. “Estamos perdendo tempo e prejudicando o futuro dos nossos filhos”, afirmou outra mãe.

O Portal dos Municípios abre espaço para que o prefeito Frankilin Leite e o secretário de Educação, Gercivaldo de Jesus Bispo, se pronunciem sobre as medidas que serão adotadas para resolver a questão.

Atenção: A pintura da fachada da escola está sendo alterada