No último sábado (23), o Primeiro Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (1º BEIC) abriu suas portas para cerca de 40 crianças do bairro Asa Branca durante o evento “Dia de Cidadania e Esportes”. A ação, alinhada ao plano estratégico “Harmoniza BEIC” proporcionou momentos de aprendizado, lazer e cidadania.
As crianças tiveram a oportunidade de participar de uma solenidade militar, com a presença da Banda de Música Maestro Wanderley Seção Feira de Santana, sob a regência do sargento Augusto Vila Flor. Além de conhecer a rotina dos alunos do Curso de Formação de Soldados e vivenciar diversas atividades. Oficinas esportivas, visitas a viaturas e apresentações com cães policiais foram alguns dos destaques. Além disso, palestras sobre bullying e cidadania contribuíram para a formação cidadã dos pequenos participantes.
O projeto foi idealizado pelos majores Bonnes e Carlos Maciel, pelo capitão Fabrício e pelo capelão e diretor social do Rotary Club Feira de Santana Leste, Carlos Alexandre dos Santos, sob a liderança do tenente-coronel Josnei Castilho. A parceria com o Rotary Club também garantiu alimentação para as crianças e a participação de voluntários.
Segundo o tenente-coronel Castilho, a iniciativa reforça o papel social da Polícia Militar. “Recebemos cerca de 40 crianças que vivenciaram um dia de lazer, cidadania e esportes. Mostramos que a polícia também tem um lado acolhedor e trabalha por uma sociedade melhor todos os dias. Este projeto quebra estereótipos e abre portas para que essas crianças se vejam, no futuro, como parte da nossa instituição”, destacou.
O major Bonnes, um dos idealizadores, ressaltou a importância do evento. “Do ponto de vista técnico, é o cumprimento do nosso planejamento estratégico. Já pessoalmente, é indescritível ver como conseguimos impactar a vida de crianças de comunidades vulneráveis. É isso que nos move”, afirmou.
Para o capelão Carlos Alexandre dos Santos, o projeto já nasce com grande alcance. “Esta parceria inédita entre o Rotary Club Internacional e a Polícia Militar da Bahia simboliza que a força armada também é uma força amiga, que acolhe e transforma. Este evento reforça o papel social da polícia e amplia a esperança de um futuro melhor para as nossas crianças mais carentes”, concluiu.
O “Dia de Cidadania e Esportes” representa mais que um evento; é um marco no fortalecimento do relacionamento entre o 1º BEIC e a comunidade de Feira de Santana, promovendo valores essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.
Por Ascom/1ºBEIC