Mais de 90 integrantes de facção, cinco fuzis e 1,5 tonelada de droga são encontrados

Em pouco mais de 72h, as Forças da Segurança da Bahia alcançaram 93 integrantes de facções, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Do total encontrado esse ano, o órgçao afirma que 83 eram líderes de seus grupos criminosos.

Na contagem entram não só os presos, mas também os que morreram em confronto, como os cinco que faleceram em Candeias. As ações ainda apreenderam cinco fuzis e 1,5 tonelada de maconha, cocaína e crack.

Conforme a SSP, as operações de inteligência e repressão qualificada contra organizações criminosas foram intensificadas desde a última quarta-feira (16/10).

Na cidade de Candeias, local do primeiro flagrante, cinco integrantes de uma facção, apontados como autores do abandono de corpos em Camaçari e Simões Filho foram interceptados. Entre eles, dois tinham saído do presídio em julho deste ano e usavam tornozeleira eletrônica.

Outra ação de destaque, aconteceu no bairro de Pernambués, na capital baiana. Sete criminosos foram detidos com quatro fuzis, pistolas, coletes balísticos, farta munição e drogas. Grupo é envolvido com homicídios e queimas de ônibus. Na madruga deste domingo (20), outro fuzil calibre 5,56 foi apreendido no bairro, e mais um integrante de facção capturado.

“São 87 líderes de facções alcançados e 67 fuzis apreendidos em 2024. As Forças da Segurança da Bahia continuarão atuando com firmeza contra as organizações criminosas. Não daremos trégua”, avisou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

1,5 tonelada de drogas apreendida

Na quinta-feira, ações de inteligências das Forças Estaduais e Federais descapitalizaram facções, após apreensão de 1,5 tonelada de drogas, em flagrantes na capital baiana e na cidade de Santo Antônio de Jesus (SAJ).

Na região do Recôncavo Baiano, em uma localidade conhecida como Santa Terezinha, em SAJ, cerca de uma tonelada de maconha, cocaína e crack foi encontrada pela Polícia Civil. As drogas estavam enterradas em tonéis.

Em Salvador, no Porto, a Polícia Federal apreendeu 553 kg de cocaína. Informação inicial é de que os entorpecentes seriam enviados para Europa. Sete integrantes de uma facção acabaram presos em flagrantes.

Por Informe BAiano