Estudante da Uefs é Selecionado para o Programa Caminhos Amefricanos da Capes

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está sendo representada no renomado Programa Caminhos Amefricanos / Programa de Intercâmbios Sul-Sul, uma iniciativa promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudante do curso de Letras, Dee Mercês, foi um dos 50 selecionados para participar de um intercâmbio de curta duração na Universidade Pedagógica de Maputo (UP Maputo), em Moçambique.
O projeto de pesquisa de Dee Mercês, intitulado “Cacimba de Histórias: vidas e saberes de contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia”, é desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais (Progel/Uefs), contribuindo para a valorização e preservação das tradições culturais baianas.
O processo seletivo do programa recebeu 980 inscrições e contemplou estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos, matriculados em licenciaturas a partir do 5º semestre, vinculados a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs), Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) ou grupos de pesquisa correlatos.
O Programa Caminhos Amefricanos tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e políticas públicas que ajudem a fortalecer a igualdade racial e o combate ao racismo no Brasil. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Por Assessoria