Ataque com mais de 140 drones ucranianos força o fechamento de aeroportos em Moscou

A Ucrânia fez nesta terça (10) um ataque com drones contra Moscou. O Ministério da Defesa russo afirmou ter abatido 144 equipamentos em diversas regiões do país, incluindo 20 sobre a capital russa. Três dos quatro aeroportos da região foram fechados e uma pessoa foi morta, a primeira desde que Vladimir Putin invadiu a Ucrânia em 2022.

O prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, confirmou que um incêndio foi registrado na pista do aeroporto de Zhukovsky, acrescentando que ele foi causado por destroços de um drone. Esta foi a segunda grande ofensiva com drones ucranianos contra a Rússia realizada neste mês. Em 1º de setembro, o Exército russo disse ter interceptado 158 drones ucranianos, o maior ataque de drones da Ucrânia desde o início da guerra.

Na frente de batalha, apesar do ataque surpresa iniciado por Kiev em 6 de agosto na região fronteiriça de Kursk, Moscou segue avançando no leste do território ucraniano, que continua sendo o epicentro dos combates. De acordo com a ONU, a invasão russa já matou mais de 11 mil civis ucranianos — número considerado inferior ao total real.

Por Metro 1