Feira de Nova Soure é incrementada com entrega de barracas padronizadas

Feirantes de Nova Soure, município localizado no território de identidade Semiárido Nordeste II, passaram a contar com um ambiente mais organizado e estruturado para a comercialização de produtos. Isso foi possível a partir da entrega de 150 barracas padronizadas à Associação dos Agricultores Familiares do Bendó. A ação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O objetivo é organizar o Mercado Municipal e qualificar a feira livre, além de dinamizar a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar no município de Nova Soure.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que o Governo do Estado fez entregas importantes no município, especialmente para a agricultura familiar, entre elas, as barracas. “Elas irão compor a requalificação da Feira Municipal, que está sendo estruturada e, em breve, será entregue à população. É uma ação que faz parte da estratégia de desenvolvimento rural, que traz para a economia baiana a agricultura familiar como protagonista. E é isso que vem acontecendo na Bahia toda. São investimentos em agroindústrias familiares, passagem molhada, habitação rural e em espaços como esse no Mercado Municipal”.
O feirante Elias Luís da Conceição comemorou a entrega. “A barraca veio para agregar na renda do município, das famílias, para o trabalho, lanches, frutas, verduras e hortifrúti. E tem mais a crescer, a desenvolver no município para os pequenos produtores no trabalho do dia a dia. As barracas vieram agregar e melhorar o município no trabalho e para desenvolver a agricultura familiar”.
As barracas padronizadas contribuem para a estruturação de feiras livres e em outras estratégias de comercialização direta dos produtos da agricultura familiar e assentamentos da reforma agrária em feiras livres/permanentes, possibilitando maior rendimento aos agricultores familiares, além de fortalecer os laços de cooperação entre produtores e consumidores.
Foto: Thuane Maria/GOVBA
Silvia Costa
Assessoria de Comunicação da CAR