População de Itapebi conta com novo espaço de comercialização na celebração dos seus 66 anos

Mais conforto, mais infraestrutura hidrossanitária e mais segurança para quem compra e quem produz e comercializa. Essa é a nova realidade que a população de Itapebi e da região passou a encontrar no Mercado Municipal, que foi totalmente reformado e entregue, pelo Governo do Estado, neste sábado (18/08).

Estão sendo requalificados ou construídos e entregues mais de 200 mercados em toda a Bahia. A ação, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem como principal objetivo impulsionar o comércio, especialmente da agricultura familiar, a partir da oferta de infraestrutura adequada a feirantes, comerciantes e consumidores. A iniciativa, além de proporcionar um maior ordenamento da feira, permite a comercialização dos produtos advindos da agricultura familiar de forma segura e higiênica.

Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, essa é mais uma entrega estratégica. “Aqui, no mercado, os feirantes trazem sua produção do campo para vender, junta com a população da sede do município, que quer comprar essa produção, nesse espaço adequado para comercialização. Ai acontece a compra de produtos, o bate-papo, e um importante intercâmbio de experiências. É aonde a gente consegue dinamizar a economia local, a partir do investimento que foi feito no município. E esse mercado se soma aos mais de 200 que o nosso Governo do Estado está entregando em toda a Bahia, fortalecendo a agricultura familiar e a economia local”.

Mara de Jesus, do grupo Girassóis, que comercializa produtos como bolos e beijus, falou o quanto a qualificação do espaço beneficiou a população. “Essa obra ficou muito boa para receber os clientes da gente receber e trazer os nossos produtos da zona rural. Ficou muito melhor do que estava. Está beleza, tanto para a gente que vende, quanto quem compra”.

Seu Valdino Mendes de Sá, mais conhecido como Branco, trabalha na feira desde que era instalada em outro local do município, há quarenta anos, e viu de perto as transformações. “Antes da reforma, era uma estrutura coberta com umas barracas de cimento, mas graças a Deus melhorou tudo. A reforma ficou muito boa, melhor para os nossos clientes também”, declarou seu Branco.

Durante o evento, foi assinada a autorização para a execução das obras de implantação de uma Unidade de Processamento de farinha e fécula de mandioca no assentamento Candeal. A ação vai qualificar e agregar valor à produção de mandioca na região, oportunizando trabalho e renda para as famílias atendidas.

Por Assessoria