Jornada Feirense de Pneumologia destaca importância do rastreio do câncer de pulmão

Em pleno Agosto Branco, mês de conscientização do câncer de pulmão e alerta para o diagnóstico precoce, a 19ª Jornada Feirense de Pneumologia enfatizou a importância do rastreio da doença. Com programação multidisciplinar, o evento foi promovido pela Sociedade Feirense de Pneumologia (SFP) no último sábado (10), no auditório do NH Hotel, e reuniu profissionais que são referências na saúde respiratória. Eles falaram para um público formado por médicos, profissionais da saúde e estudantes.

Tipo de câncer mais incidente no mundo, o câncer de pulmão tem 32.560 novos casos estimados para o Brasil apenas neste ano de 2024, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A principal causa da doença continua sendo o tabagismo e os especialistas defendem que o melhor caminho para a preservação da vida do paciente é o diagnóstico precoce, que pode garantir até 90% de chance de cura.

“É muito importante entender que temos estratégias aqui em de Feira de Santana de rastreamento para câncer de pulmão e isso nunca foi tão importante para a população quanto agora”, afirmou o professor de Pneumologia na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e membro do conselho fiscal fundação ProAr, Ricardo Gassmann. Ele ressalta que o Agosto Branco fortalece a conscientização da comunidade de saúde e da população sobre o assunto e a Jornada de Pneumologia soma força nesse processo.

Na mesma linha, a vice-presidente da SFP, Alana Nelli, frisa que debater o câncer de pulmão com profissionais da saúde, além de pneumologistas, é de suma importância, como forma de “sensibilizar colegas médicos e outros profissionais da saúde para a necessidade de estarem todos ativos na procura dos pacientes que estão sob o fator de risco e dar o diagnóstico mais precocemente possível”.

A Jornada também debateu outros temas da saúde respiratória, como a asma e a fibrose pulmonar, além de celebrar os 25 anos da Sociedade Feirense de Pneumologia. Para o presidente José Neto, o evento foi uma grande realização e todos os esforços valeram a pena diante do resultado. “Não é fácil realizar um evento desse porte, tem muito trabalho envolvido, mas, ao mesmo tempo, é recompensador, porque sabemos que realmente trará frutos”, assinalou.

No Domingo (11),  a SFP realizou o Domingo Branco, com uma série de atividades no estacionamento da Farmácia Brito, na Avenida Fraga Maia, para chamar atenção contra o tabagismo e o câncer de pulmão.

Por Orisa Gomes