Interdisciplinaridade é destaque em Jornada de Cardiologia de Feira de Santana

Educação continuada que transforma vidas. Atualização de conhecimento. Interdisciplinaridade. Impacto positivo profissional, acadêmico e social. Essas foram algumas frases ditas por participantes da XXXII Jornada de Cardiologia de Feira de Santana, ao avaliar o evento, em que a conexão entre áreas diversas a favor da saúde cardíaca protagonizou.

Realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Feira de Santana, na sexta-feira (2) e no sábado (3), no auditório do NH Hotel, a Jornada contou com mais de 35 palestras e aulas para um público de cerca de 200 pessoas. Foram dois dias de escuta, questionamentos, debates e aprendizado intenso, com a participação de grandes referências da saúde no país.

“Hoje a regional entende que a prevenção da doença cardiovascular não envolve só o cardiologista. Tivemos a oportunidade de incluir no nosso evento também outros atores que estão relacionados ao processo de cuidado, como endocrinologista, hepatologista, nutricionista, fisioterapeuta e pneumologista”, afirmou o presidente da SBC – Regional Feira, Ricardo Peixoto.

A interação entre as áreas e diversidade de temas foi um dos principais pontos destacados tanto por palestrantes, quanto pelo público. Eduarda Antoninni, por exemplo, estudante do 6º semestre de medicina, disse que a abordagem múltipla foi enriquecedora para ela e colegas presentes, que vão sair da faculdade como clínicos médicos. Entre os diversos temas abordados, ela destacou o da aula da endocrinologista e professora Ana Mayra: “Tratamento de Diabetes: Uma Visão do Especialista para o Médico Não Escialista”, por ser uma das questões de “saúde pública”.

Ana Mayra, por sua vez, ressaltou a importância da Jornada e as reações positivas que ouviu dos dois públicos que ela está inserida. “Gostaria de realmente parabenizar a SBC – Feira de Santana, pela grandeza do evento. A gente observa uma fala muito positiva dos profissionais já médicos estabelecidos e também dos estudantes. Como sou professora, acabo tendo a visão dos dois grupos. E a escolha dos temas foi realmente muito importante, mostrando a necessidade dessa interdisciplinaridade”, frisou ao agradecer a oportunidade de participação.

Na mesma linha, o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Bahia, Cláudio das Virgens, afirmou que momentos como o proporcionado pela Jornada de Feira fortalecem o processo de aprendizado conjunto e, consequentemente, de mudança. “Esse processo não pode ser com uma pessoa, mas com a atividade da educação continuada, que transforma o conhecimento e transforma a vida”, acredita.

Nas mesas de debates realizadas no evento, foram destacados temas como:  Hipertensão Arterial, Doença Arterial Coronariana Crônica, Insuficiência Cardíaca, Doença Pulmonar Crônica, Casos de Consultório, Cardiometabolismo, além de apresentação das Publicações Relevantes no Último Ano em Cardiologia.

Por Orisa Gomes