Lançamento de guia com profissionais negros da comunicação fecha ciclo de debates sobre diversidade nas empresas

No último dia da Jornada da Diversidade, evento online realizado pela Agência Comunicativa, ocorreu o lançamento da segunda edição do “Talentos Negros: guia de fornecedores negros na comunicação corporativa da Bahia”. Fruto da união de três agências, Comunicativa, AsMinas Mkt e Carla Piaggio Design, a publicação reúne profissionais que atuam na capital, Região Metropolitana e interior do estado.

 

Com a atualização do documento, cerca de 288 freelancers, microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas das áreas de Design, Marketing, Jornalismo, Relações Públicas, Fotografia, Audiovisual, Produção Cultural, Eventos, Consultoria, Palestras e Workshops, Mídias Sociais, Produção de Conteúdo e Maquiagem foram mapeados.

 

“Nesta nova versão, incentivamos mais a presença de pessoas do interior, com deficiência, dos que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+ e daqueles com idade acima de 50 anos. Fora a visibilidade, abrindo portas para contratações e parcerias, nosso propósito é conectar diversidade, comunicação e impacto social. Sabemos o quanto as empresas têm a ganhar desenvolvendo projetos com multiplicidade de ideias, repertórios e visões de mundo”, destaca Carla Piaggio, designer e empreendedora.

 

O sócio-diretor da Comunicativa, Moisés Brito, ressalta a importância da iniciativa para mudanças estruturais. “Celebramos outra vez a receptividade, bem como os possíveis retornos aos participantes em termos de potência e atuação. Contudo, sabemos que o rompimento histórico da desigualdade que distancia a população preta e parda das oportunidades de trabalho, patrocínio e inovação não é um caminho simples”, pontua.

 

Para Dayane Oliveira, CEO da AsMinas Mkt, o material evidencia a variedade de expertises dentro do mercado baiano. “O Guia de Talentos traz uma pluralidade de habilidades e experiências. A nossa contínua inquietação, ao enxergar o universo da comunicação ainda pouco inclusivo, levou a produção de uma edição que visa não só essencializar e dar luz aos profissionais, mas também incentivá-los a alcançar o patamar de grandes lideranças”, reforça.

 

A publicação já está disponível nas redes sociais e sites das agências idealizadoras. Para acessá-lo, basta clicar neste link: https://bit.ly/guiatalentosnegros

 

Sobre a Jornada da Diversidade

Tornar-se mais um espaço de discussão e aprendizado em prol de ambientes organizacionais plurais, inclusivos e equitativos. Esse foi um dos principais objetivos da primeira Jornada da Diversidade da Comunicativa. Entre os dias 22 e 26 de julho, integrantes de diferentes áreas conduziram painéis que abordaram temas como racismo na era dos algoritmos, quebra de estereótipos, orientação sexual no contexto corporativo e diferenciais competitivos motivados por políticas internas inclusivas.

Durante a semana, o encontro contou com a apresentação de representantes da MRV, Sicoob, Cetrel, Arcos Dorados, franqueadora do McDonald’s na América Latina, VINCI Airports, Prefeitura de Salvador, além de pesquisadores, jornalistas e lideranças de coletivos. A palestra do baiano e autor do livro “Racismo Algorítmico”, Tarcízio Silva, marcou o início do ciclo de debates.

Por Assessoria