Sesab distribuirá mais de meio milhão de preservativos durante o São João

A prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) continua sendo um das atrações do São João, com de distribuição de preservativo pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur). Até o final das festas serão distribuídos mais de meio milhão de caminhas femininas e masculinas, além de gel lubrificante. Tudo isso em conjunto com uma ação de material educativo.
Em Salvador, no Parque de Exposições, um dos que garantiu se prevenir foi o vendedor Edson dos Santos. “Já que estamos no São João, a gente tem é que é pular essa fogueira de ter alguma infecção”, disse. Ele e todos que estão aproveitando os show no local podem pegar preservativos com promotores que circulam a arena e também no posto de testagem de ISTs montado pela Sesab.
A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis do Estado, Eleuzina Falcão, aponta que a prevenção é extremamente importante. “O uso de preservativo é muito eficiente para se evitar ISTs. Fazemos ainda um trabalho educativo. É um conjunto de ações que buscam reduzir a transmissão de ISTs” afirma.
No Parque de Exposições, além da distribuição de preservativos, a Sesab montou um posto de testagem para HIV, Sífilis e hepatites B e C. Considerando o final de semana passada, com os festejos do São Pedro, e este final de semana, até o momento já foram 4333 testes realizados. Deste total, 10 foram positivos para HIV, 72 para sífilis e outros 3 reagentes para Hepatite C. Todos as pessoas que tiveram testes positivos para alguma das infecções passaram por orientação e com encaminhamento para início do tratamento.
Por Assessoria
foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA