O prefeito Colbert Filho entregou na manhã de hoje (1º) cinco veículos 0KM modelo Fiat Argo e Strada que passam a compor a frota de fiscalização de transporte em Feira de Santana.
O ato ocorreu no Paço Municipal Maria Quitéria na presença do secretário de Transportes e Trânsito (SMTT), Sérgio Carneiro. As novas viaturas vão permitir que as equipes de agentes de transportes tenham mais agilidade durante a fiscalização em pontos estratégicos da mobilidade urbana do município.
Os veículos do FeiraMOB estão com novo padrão visual e equipados com giroflex LED, sirenes eletrônicas e sistema de sinalização de emergência. O modelo Fiat Strada possui caçamba para o transporte de cones e sinalizadores de vias.
“Essas viaturas vão garantir o espaço de parada somente aos modais de transporte legalizados pelo poder público municipal, além da segurança necessária ao passageiro”, afirma o prefeito.
Segundo o titular da pasta de Transportes e Trânsito, na próxima segunda-feira (4) mais duas novas viaturas serão incorporadas de imediato à frota atual, totalizando sete veículos na fiscalização.
“O prefeito Colbert Martins tem uma preocupação muito grande em melhorar a mobilidade urbana da cidade. Estas viaturas irão assegurar os espaços dos veículos legalizados”, ressalta Sérgio Carneiro.
Ainda, os oito pontos com maior fluxo de passageiros no Novo Centro estão com a fiscalização ostensiva sendo realizada diariamente por prepostos da SMTT em viaturas, além da demarcação com cones da via exclusiva ao transporte.
MAIS MELHORIAS
A próxima etapa de melhorias na região comercial do município será a implantação de equipamentos de fiscalização eletrônica em corredores de transporte público das avenidas Senhor dos Passos, Visconde do Rio Branco e Getúlio Vargas (no ponto da Receita Federal).
O monitoramento será reforçado com câmeras e software OCR (Optical Character Recongnition) para o reconhecimento automático de placas dos veículos que trafegam irregularmente nas vias exclusivas aos modais de transporte autorizados pelo Governo Municipal.
“Na mobilidade urbana a prioridade é o pedestre, depois o ciclista e, em seguida, o ônibus que transporta passageiros. O carro particular é para quem tem o privilégio, e por isso buscamos reduzir o tempo de viagem de todos os usuários do transporte público”, ressalta Sérgio Carneiro.
Por Secom