Ação da Braskem incentiva troca de resíduos plásticos recicláveis por itens de higiene e limpeza no distrito de Caboto

Trocar plásticos recicláveis por itens de higiene e limpeza. Essa é a proposta do Plastitroque, ação promovida pela Braskem, entre 1º e 20 de novembro, na comunidade de Caboto, distrito de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Durante o evento, os moradores que entregarem os resíduos vão receber moedas simbólicas, batizadas de Plasticoins, que podem ser acumuladas e trocadas por produtos de higiene e limpeza.

O objetivo é fortalecer o conceito de educação ambiental e reciclagem durante a iniciativa, que ocorrerá na rua Brandão de Cima, e tem a expectativa de arrecadar 1 tonelada de resíduos plásticos. Esse volume é mais do que o dobro do que foi coletado na última edição do evento, em 2019, em Camaçari, também na RMS.

Uma vila à beira mar com vários restaurantes e bares, esse é um dos principais pontos turísticos de Candeias, com grande circulação de turistas e geração de resíduos. “Com esta ação, buscamos estimular atitudes sustentáveis, como o descarte correto no pós-consumo e a reciclagem”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Durante o Plastitroque, cada 300g de resíduos vale um Plasticoin, que pode ser trocado por itens como água sanitária, detergente, sabonete e álcool em gel. A iniciativa terá a duração de três semanas, sendo que a primeira será para divulgação, a segunda para cadastro, entrega e troca dos plásticos por Plasticoins e a última semana será destinada ao recebimento dos itens de higiene e limpeza.

Será realizada uma ação especial com as crianças, que participarão de um jogo de perguntas e respostas. Quem acertar, ganhará brindes. A garotada também assistirá vídeos sobre educação ambiental, com o tema Descarte com Atitude.

Todo resíduo arrecadado será entregue à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (COOPMARC), que é apoiada pelo Programa Ser+, promovido pela Braskem. Desta forma, a iniciativa também contribui para a geração de renda para os catadores vinculados a essa entidade.

Paula Pita