Dia do Psicólogo celebrado com café da manhã e música no Hospital Clériston Andrade

Em tempos difíceis como o que estamos passando por conta da pandemia nada melhor do que momentos de descontração e música para comemorar o dia daqueles que durante este período de crise ajudou a garantir a saúde mental de muitos pacientes, servidores e familiares: o Dia do Psicólogo. Anualmente celebrada no dia 27 de agosto no Brasil, esta data festeja o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas, crises e desenvolvimento pessoal.

No Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) a data foi lembrada com café da manhã, uma ação de impacto no corredor principal da unidade, com stand e distribuição de panfletos explicativos sobre as atividades desenvolvidas por estes profissionais na unidade. O momento contou com a participação do cantor Pablo Albernaz, que com sua musicalidade trouxe alegria ao ambiente. 

De acordo com Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral  do HGCA, a data marcou também a troca de coordenação do serviço de psicologia do HGCA.  Kamilla Lopes deixou o cargo que agora será assumido pela psicóloga Laila Nogueira. “Agradecemos a Kamilla pelo trabalho desenvolvido até aqui e damos boas-vindas para Laila Nogueira, que já integrava a equipe e que agora dará continuidade ao trabalho”, afirmou Dr. Pitangueira. “Nunca foi tão necessária à presença de um profissional de psicologia numa unidade de saúde como nos tempos atuais. Temos colaborado com a abordagem às demandas emocionais e comportamentais dos pacientes e familiares, visando diminuir o sofrimento psíquico causado pelo adoecimento e hospitalização. Meu sentimento é de gratidão pelo tempo que servi a esta unidade”, concluiu Kamilla.

O serviço de psicologia foi instituído no HGCA em 2005. Hoje a equipe é composta por 11 profissionais e duas residentes que prestam assistência psicológica para os pacientes internados e familiares que apresentam demanda, de acordo com os seguintes parâmetros: Intercorrência (Atendimento Prioritário), Interconsulta (Atendimento em até 48 horas) e atendimento aos funcionários, por meio do Núcleo de psicologia organizacional. Este último foi formado em 2020, por entender que durante a pandemia se fez importante a oferta de suporte aos servidores por meio de trabalhos em grupo, treinamentos e atendimentos individuais, cuja marcação de agenda é feita através do Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST).  

Fonte: ASCOM/HGCA