Conheça a paralisia do sono, o mais aterrorizante dos pesadelos - Saúde | Valter Vieira - Informação de qualidade
20 de junho de 2018
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 09/12/2017

Conheça a paralisia do sono, o mais aterrorizante dos pesadelos

Conheça a paralisia do sono, o mais aterrorizante dos pesadelos

Imagine que você está deitado, pronto para dormir, o sono vai chegando, e lentamente adormece. Após alguns minutos, você desperta, consegue enxergar tudo à sua volta, mas, quando tenta se movimentar, o corpo não responde aos comandos do cérebro. Além de ficar assustado, quem passa por isso também começa a ver coisas irreais diante dos olhos. Esse fenômeno tem nome e é mais frequente do que podemos imaginar.

A paralisia do sono é um transtorno e pode ser explicada cientificamente. Segundo o psicólogo e hipnoterapeuta Erick Heslan, do Hipnose Institute, trata-se de fenômeno comum do nosso organismo e acontece quando o sujeito desperta do sono, mas a formação reticular (parte do tronco cerebral) não ativa os controles motores do corpo.

O psicólogo afirma ser possível surgirem alucinações durante os episódios, mas isso normalmente acontece quando a pessoa se encontra no estado em que ocorrem os sonhos e pesadelos, conhecido como estágio REM do sono.

Essa experiência pode durar segundos ou até cerca de cinco minutos. O fenômeno é assustador para quem, em muitos casos, acaba mesclando a realidade com o sonho. Não se sabe ao certo quantas pessoas já enfrentaram o transtorno. As estimativas variam de 5% a 60% da população mundial, provavelmente por causa das diferenças entre métodos de pesquisa.