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BRASIL - 16/05/2018

INSS: aposentadoria por idade será aprovada por site ou telefone

INSS: aposentadoria por idade será aprovada por site ou telefone

A partir da próxima segunda-feira (21/5), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai encurtar a distância entre o segurado e o benefício. Ao acessar o Meu INSS  (inss.gov.br) ou ligar para o 135, em vez de agendar uma data para ser atendido, o segurado receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. A  medida vale inicialmente para os benefícios de salário maternidade e aposentadoria por idade urbanos.

É o fim, aos poucos, do modelo convencional em que o segurado agenda uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.

Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

E com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.

Seu INSS
Meu INSS  tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular.

Estão sendo investidos esforços para melhoria do Meu INSS: canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

E, a partir do dia 24 de maio, vários serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135. Confira a lista dos novos serviços agendáveis abaixo.

Lista dos Serviços que passarão a ser agendáveis:

Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do PaísAtualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRFAtualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentesAtualizar dados cadastrais do beneficiárioAlterar meio de pagamentoCadastrar Declaração de CárcereTransferir Benefício para outra AgênciaDesistir de AposentadoriaCadastrar ou Renovar ProcuraçãoCadastrar ou Renovar Representante legalReativar BenefícioRenunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-ReclusãoSolicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do BeneficiárioCadastrar ou atualizar dependentes para Salário-famíliaSuspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalhoReativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalhoSolicitar Pagamento de Benefício não RecebidoDesbloqueio do Benefício para EmpréstimoEmitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTSEmitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por MorteMETRÓPOLES


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